O Conselho Participativo Municipal de Cidade Ademar realizou, no dia 18 de dezembro, a décima quarta e última reunião ordinária de 2023, tendo como pauta a Casa de Cultura Cidade Ademar.
Durante o encontro, uma apresentação com detalhes sobre a estrutura do novo espaço cultural foi realizada pela Assessora Técnica do Núcleo de Casas de Cultura, Izabelle Silva, junto com o Arquiteto responsável pelo projeto, Estevão Sabatier.
Segundo eles, a Casa de Cultura Cidade Ademar está sendo viabilizada por meio de um projeto inédito, com características diferentes de todas as Casas de Cultura presentes na capital. Está será a primeira projetada exclusivamente para ser um espaço cultural, ao contrário das demais que surgiram a partir de adaptações e edificações pré-existentes.
Será a segunda maior Casa de Cultura do município, ficando atrás apenas da Casa de Cultura Vila Guilherme.
Dentre as particularidades do projeto, uma pesquisa foi realizada para descobrir qual linguagem artística deveria ser mais trabalhada, por ser mais compatível com os moradores da região, e o resultado foi a linguagem audiovisual, com destaques para cinema e animação.
O novo espaço cultural terá cinco andares e as obras já estão bem avançadas, restando apenas concluir a laje do último andar, no qual será implantado o teatro. Também estarão disponíveis duas salas multiuso com pé direito duplo, que atenderão todas as linguagens artísticas.
O que se espera é que a Casa de Cultura Cidade Ademar seja uma referência aos artistas da região, estando aberta aos que queiram se apresentar, mesmo aqueles que não tiverem conhecimento, pois os gestores estarão preparados para auxiliar a todos.
A Casa de Cultura Cidade Ademar é uma reivindicação que existe há mais de vinte anos e finalmente está sendo construída, e o melhor de tudo, junto com os coletivos de cultura da região que seguem contribuindo com o projeto com indicações de salas, equipamentos, tipo de abordagens, entre outras colaborações. O prazo de entrega do novo equipamento cultural da Cidade Ademar está estimado para o primeiro trimestre de 2024.