O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, fará verificação metrológica nesta quinta-feira, 28 de janeiro, a partir das 23h30, nos radares localizados no Complexo Viário Maria Maluf.
Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.
A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.
Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.
Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.
A verificação metrológica
O radar, expressão em inglês radio detection and rangig, é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto. Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. Veja:
Medidor por radar propriamente dito: transmite e recebe ondas contínuas na faixa de micro-ondas, propiciando a medição da velocidade do veículo alvo através do efeito Doppler.
Medidor óptico: projeta um feixe de luz (laser) no veículo alvo, e a medição é feita pelo processamento da energia por ele refletida.
Medidor de sensores de superfície: utiliza sensores instalados na superfície da via que detectam a passagem do veículo. A medição é feita em função do tempo de passagem do veículo entre dois sensores cuja distância entre eles é fixa e conhecida.
Em geral, os medidores são constituídos por:
– Dispositivo de detecção, que identifica as distâncias necessárias para o cálculo da velocidade dos veículos.
– Dispositivo de medição, constituído por micro processador e software que capta os dados do sistema de detecção e efetua o cálculo da velocidade.
– Dispositivo de processamento, constituído por um processador e software dedicado ao controle do sistema.
– Dispositivo de armazenamento, que registra e armazena os dados referente à medição.
– Dispositivo de registro óptico, constituído por câmera fotográfica ou de vídeo capaz de identificar o veículo.
Os medidores podem ser fixos, portáteis (tipo pistola), móveis (instalados em veículos em movimento) ou estáticos (sobre suporte que pode ser deslocado de um ponto para outro). No Estado de São Paulo é o Ipem-SP que fiscaliza todos esses instrumentos e verifica se apresentam medições corretas.
As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.
Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br/
Meu nome é Fabiano, passo a 8 anos nos dois sentidos desse túnel todos os dias, não sei mais o que fazer de tantas multas que chegam pra mim , são muitas, não passo dos 45 km por hora nesse túnel ou devo estar ficando louco só pode, um inferno, preciso ver outra alternativa, pois ninguém vai acreditar em mim, incrível, como podemos ser roubados assim, nem sei o que vai virar, que inferno.
Olá Fabiano, comigo esta acontecendo a mesmo coisa! Não sei aonde recorrer! Eu ando sempre devagar! Toda semana chega 2 multas dos ano passado …
Eh injusto.. pq se as multas tivessem chegado na data certa, poderíamos ainda diminuir mais a velocidade … Passo sempre a 45 km…e fala te estava a 55 km..
Não acredito na aferição deste radar de entrada fo Maria Maluf passei quase parando a menos de 40 e fui miltado acima de 20%. Esse não é a primeira vez que me multa desta forma e não há o que fazer. É injusto!
Comigo ocorre a mesma situação da Juliana toda semana esta chegando uma multa do ano passado de 2020 o Correto é movermos uma ação conjunta, isso não é possível tantas multas recorrentes no mesmo lugar onde todos tem conhecimento da velocidade e do radar!
estou recebendo multa de 08/05/2020,tem que ter um prazo para entrega destas multas ou entao prescreve,no complexo Maria Maluf,isto e um roubo,a quem recorrer e ai te da um prazo de 20 dias para vc recorrer,SERA QUE NAO TEM ALGUMA COISA ERRADA.
Bom dia pessoal, comigo está ocorrendo a mesmíssima coisa, depois que levei uma multa em 12/2020 (que realmente foi por displicência minha), passei a pilotar sempre a menos de 50km/h. E mesmo assim não para de chegar multa para mim, com certeza este radar está com a aferição comprometida.
Fiz um alerta no reclame aqui e a resposta que tive da empresa era para que eu entrasse com recurso no orgão responsável, e todos nós sabemos que recurso de multa no Brasil é complicado. Um amigo meu tb está passando pelo mesmo processo, neste mesmo túnel, levou 10 multas, entrou com recurso e deu como indeferido.
isto é um absurdo, um abuso da indústria da multa.
Até quando seremos penalizados por erros do sistema e ninguém faz nada???
Olá bom dia!
Segue retorno do Ipem – SP
Olá, bom dia.
Os medidores aprovados pelos fiscais do Ipem-SP recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.
Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br/
Em caso de dúvidas, denuncie ao Ipem-SP. O telefone da Ouvidoria é o 0800 013 05 22 ou pelo e-mail [email protected]
Está acontecendo comigo a mesma coisa já tomei 8 multas sendo que estou passando no máximo a 45km e está vindo com 67km e considerando 57km ….esse radar está marcando a mais certeza !!!!
Olha comigo chegaram várias multas de agosto a nov de 2020, só agora em 2022, e eu conheço a região e estranhei tomar tudo isso de multa. Como poderíamos fazer um grupo e recorrer isso e ir além, publicar via orgão de imprensa, isso é um absurdo, imagine os que estão pagando achando que levaram multas normal. Algo precisa ser feito, a imprensa precisaria nos ajudar
Tomei 3 em 2020, uso um limitador de velocidade no carro! já achei estranho! depois q chegou a primeira fiquei mais alerta ainda com esses radares e mesmo assim chegou mais duas! é só olha o histórico de multas do meu carro só tem essas 3 multas, e uma q meu pai pegou em arujá
Também tomei 3 multas no entre o final de 2020 e início 2021, passava todos os dias e tinha noção e respeitava sempre o limite de velocidade e recebi multas de 50% acima do permitido. Em questão de recorrer infelizmente não tinha noção de como provar que não estava acima da velocidade e acabei pagando as multas. Resultado, hoje 10/09/2024 recebi a notificação de suspensão da minha Habilitação sendo que trabalho de Uber e ficarei sem emprego graças a multas que tenho certeza que não tomei!!
Boa tarde Vagner!
Realmente lamentável. O Ipem não se responsabiliza pelas multas