20.4 C
São Paulo
terça-feira, 31 março 2026
Início Jabaquara Linha 17-Ouro é inaugurada e passa a ligar ao Aeroporto de Congonhas

Linha 17-Ouro é inaugurada e passa a ligar ao Aeroporto de Congonhas

0
4

Imagem: Agência SP

Com operação inicial reduzida, monotrilho conecta as linhas 9-Esmeralda e 5-Lilás e deve transportar até 100 mil passageiros por dia quando estiver em funcionamento pleno.

Por Jennifer Ribeiro

Nesta terça-feira (31/03), foi entregue a Linha 17-Ouro, na Avenida Washington Luís. A linha se torna a primeira a se conectar diretamente ao aeroporto de Congonhas. A operação foi aberta ao público no dia da inauguração, das 16h às 20h, devido à cerimônia.

A linha fará a ligação com o aeroporto e terá conexão com as linhas 9-Esmeralda e 5-Lilás. O investimento total foi de R$ 5,97 bilhões, com 6,7 quilômetros de extensão, e a expectativa é de transportar aproximadamente 100 mil passageiros por dia, quando atingir a operação plena, prevista para outubro deste ano.

A operação funcionará inicialmente de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, com intervalo entre trens de 7 a 14 minutos e circulação de apenas dois trens. O período será acompanhado por testes técnicos e regulação do sistema, com o objetivo de verificar a confiabilidade operacional e garantir segurança e qualidade aos passageiros até a operação integral, das 4h40 à 0h.

Imagem: Agência SP

Estrutura e trajeto da linha

O trajeto da linha contará com sete estações: Morumbi (conexão com a Linha 9-Esmeralda), Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo (Linha 5-Lilás), Vereador José Diniz, Brooklin Paulista e Aeroporto de Congonhas.

As estações possuem infraestrutura com elevadores, escadas rolantes, paraciclos e integração com ciclovias. Além disso, contam com ar-condicionado, iluminação em LED, câmeras de vigilância, tração sobre pneus e sistema de detecção e combate a incêndio.

Obra marcada por atrasos

A entrega do monotrilho estava prevista para a Copa do Mundo de 2014, mas as obras foram retomadas apenas em setembro de 2023. O projeto é conduzido pelo governador Tarcísio de Freitas.

“No dia de hoje, a gente está fazendo história. Imagina o seguinte, a gente não está simplesmente entregando uma linha, a gente está encerrando um ciclo, um ciclo de vergonha, um ciclo de atraso” disse o governador e complementou “Essa obra ficou estigmatizado. A obra da copa do mundo de 14. A esta mostrando que é possível superar a frustração, que é possível devolver a esperança”

Autoridades destacam entrega da linha

Durante a inauguração, Tarcísio liberou mais quatro novas estações: Américo Maurano, Vila Paulista, Panamby e Paraisópolis, com mais de 4,6 km de extensão entre elas. O projeto prevê integração com linhas de ônibus e ciclovias, incentivando o deslocamento sustentável.

O prefeito Ricardo Nunes e o deputado estadual Fábio Faria de Sá estiveram presentes e acompanharam a inauguração ao lado do governador.

“A gente tinha vergonha de ver esse elefante branco parado aqui, essa obra parada que era pra ter sido entregue em 2014. Hoje o orgulho de morar nessa cidade e ver a linha do metrô sendo Inaugurado aqui, a 17-Ouro” diz o prefeito.

O deputado estadual Fábio Faria de Sá também comentou sobre a inauguração.

“A obra da Copa saiu, mas não é de 2014. Essa pra 2026. Depois de muitos anos de atraso, queria parabenizar toda a gestão do nosso governador Tarcísio de Freitas, por inaugurar isso que era um elefante branco, uma vergonha pra nossa cidade, hoje virou realidade.” O deputado acrescentou que a fase 3 vai interligar até a estação Jabaquara.

Imagem: Agência SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.