26.8 C
São Paulo
quinta-feira, 5 fevereiro 2026
Início Jabaquara Instituto Gabi chega aos 25 anos com muitos desafios

Instituto Gabi chega aos 25 anos com muitos desafios

0
2

O movimento de qualidade na inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) e com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um legado construído pelos pais da Gabriele e um marco no cenário da inclusão.

O propósito que move os fundadores é a garantia de direitos como uma questão de justiça. “Nós atendemos essas pessoas que não conseguem pagar clínicas particulares e que os serviços públicos não absorvem. Oferecemos terapias e oficinas, apoio psicológico e jurídico para que tenham seus direitos garantidos”, declara Iracema Barreto Sogari, mãe da Gabi, cofundadora e coordenadora.

Ao longo deste quarto de século, centenas de crianças, adolescentes e jovens foram atendidos, conquistaram autonomia e suas famílias tiveram melhora na qualidade de vida. “O Gabi encaminha e acompanha crianças e adolescentes para que tenham êxito na escola. Da mesma forma, insere jovens e adultos no mercado, tendo em vista a independência e a sustentabilidade financeira da família”, complementa.

O trabalho de inclusão é realizado de segunda a sexta, com a divisão por faixa etária. “A equipe multidisciplinar estimula as habilidades para que tenham vida própria no dia a dia, na família, na sociedade e em todos os espaços em que se relacionam. Os resultados são visíveis nos registros da equipe e nos relatos dos pais”, conclui.

QUEM AJUDA AS PESSOAS É FELIZ

A Gabriele foi arrancada dos braços de seu pai por um motorista irresponsável, com apenas seis anos. Momentos antes de partir, eles caminhavam perto de casa. Um morador em situação de rua pediu dinheiro. Combinaram que ajudariam com alimento. Ela falou a frase: “Quem ajuda as pessoas é feliz”. Não deu tempo de entregar o alimento, porque um motorista embriagado e em alta velocidade cruzou o farol fechado e interrompeu o gesto de amor.

O LUCÃO ANTES E DEPOIS

Sandra Aquino é mãe de Lucas, atendido há mais de dez anos. “Antes de frequentar o Instituto Gabi, meu filho era um jovem tímido, não se relacionava. Hoje é um rapaz que interage com todos; difícil é segurá-lo”, declara. Ela faz questão de destacar o diferencial do Gabi. “Pode até existir outro lugar que atenda bem, mas com o amor com que meu filho é tratado, não tem. É o amor que muda as pessoas”, conclui.

FILA QUE NÃO ANDA

Nestes 25 anos, o Instituto Gabi conseguiu manter o propósito da gratuidade. “No começo, foram os amigos que ajudaram. Aos poucos, conseguimos recursos públicos, mas, na pandemia, tivemos a retirada do convênio de forma unilateral. Foi preciso muito trabalho para não fechar as portas”, declara o pai e cofundador, jornalista Francisco Sogari.

O Instituto Gabi é um projeto social construído com muitas mãos, com ajuda de voluntários e apoiadores. “Hoje, temos uma parte dos custos cobertos por uma emenda parlamentar, mas o valor precisa ser complementado com outras ações, como o bazar, a Nota Fiscal Paulista, doações e eventos”, continua.

O maior desafio da ONG é fazer andar a fila de espera. “Diariamente, famílias nos procuram e a lista aumenta. É uma situação muito difícil para nós, mas real. Somente com mais recursos, novos profissionais e um espaço maior essas famílias verão seus filhos atendidos”, conclui.

O Instituto Gabi agradece a todos os que participaram desta jornada da inclusão.
Um agradecimento ao Jabaquara em Notícias, cujo fechamento desta edição coincide com o dia da partida da Gabriele e da fundação do Instituto Gabi (04/02).

Serviço: Rua Palacete das Águias, 753 – (11) 5031-1765 – @institutogabioficial – www.institutogabi.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.