Ícone do site Editora Juma

Eduardo Suplicy Lança a Autobiografia de Eduardo Suplicy, volume 1, “Um jeito de fazer política”

Difícil quem nunca tenha ouvido falar no nome de Eduardo Suplicy. Carismático, acessível, defensor incansável da Renda Básica de Cidadania e cantor inveterado da música Blowin’ in the Wind, de Bob Dylan, ele é praticamente uma instituição no meio político em todo o país.

Eduardo Suplicy tem uma maneira de viver e de fazer política toda própria, algo que nenhum político jamais conseguirá copiar. Por ser autêntico e saber improvisar como ninguém, criou um “jeito Suplicy de ser”. Se este já era o sentimento das pessoas que o conhecem em seus 43 anos de vida pública, o conjunto de histórias retratadas em “Um jeito de fazer política”, primeiro capítulo de sua autobiografia, reforçam a percepção.

Em 2021, Suplicy completou 80 anos, o que o animou a narrar suas experiências desde a infância, adolescência e ao longo da sua carreira. Na obra Suplicy conta, com inteligência e leveza, diversos episódios que marcaram sua vida, como seu envolvimento com o grupo de Rap Racionais MC’s, sua amizade com Mano Brown, seu deslumbramento pela cantora de protestos Joan Baez e como conheceu e ajudou Anderson Herzer, a primeira pessoa trans no Brasil a escrever uma autobiografia.

Também conta em detalhes sua participação no caso da tragédia do Pinheirinho, em São José dos Campos, sua aproximação com os índios Yanomâmi e sobre seu papel de articulador entre Sílvio Santos e Zé Celso Martinez para que o empresário não descaracterize a região com um empreendimento imobiliário vultoso.

“Avalio que é uma boa hora de fazer uma reflexão sobre tudo o que tem acontecido, relatar um bocado de minha experiência, inclusive para estimular os mais jovens”, conta Suplicy. 

Com 272 páginas e 101 fotos, muitas delas inéditas, a obra também aborda a intensa luta de Suplicy pela defesa dos Direitos Humanos e contra a desigualdade, marcados por episódios como o dia em que dormiu na Casa de Detenção para evitar novo massacre de presos. Era a primeira grande rebelião organizada pelo PCC no Estado de São Paulo.  

A autobiografia, que já está em pré-venda pela Editora Contracorrente, tem a colaboração da jornalista Mônica Dallari. Amiga de Suplicy de longa data, ela é a responsável pelo projeto, pesquisa e texto final da obra, com edição do jornalista Jorge Félix.

O que: Autobiografia de Eduardo Suplicy, volume 1, “Um jeito de fazer política”

Autores: Eduardo Suplicy, com colaboração de Mônica Dallari e edição de Jorge Félix
Preço: R$ 65,00
Saiba mais: https://loja-editoracontracorrente.com.br/

Foto: Divulgação

Sair da versão mobile