Ícone do site Editora Juma

Bazar solidário: Vocação vende móveis a preços acessíveis para ajudar projetos voltados à infância e juventude

ONG oferece serviço gratuito de retirada de produtos em São Paulo e Grande São Paulo. Entre os itens à venda, móveis, eletrodomésticos e eletrônicos custam a partir de R$ 30

Nas redes sociais, a Vocação ― organização não governamental que promove a inclusão produtiva de jovens, qualificando e inserindo-os em oportunidades de trabalho e renda — convida os moradores de São Paulo e Grande São Paulo a participarem de uma campanha de doação de produtos usados. Com o mote “Você tem um móvel que não usa mais?“, a iniciativa visa arrecadar itens em bom estado para o Bazar em Rede, projeto que auxilia na captação de recursos para os programas da organização. 

O objetivo da ONG com a campanha é divulgar o trabalho que realizam no bazar e, com isso, ampliar as oportunidades de doação. Além dos dois espaços físicos na cidade de São Paulo, sendo um em Americanópolis e outro no Campo Limpo, a organização também opera com a captação de produtos em domicílio. Em geral, todos os itens são bem-vindos, porém, a campanha atual tem enfoque na arrecadação de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. 

“Os bazares funcionam a partir da doação de produtos e na subsequente venda para a população, por isso queremos que cada vez mais pessoas saibam como contribuir. O serviço que realizamos para a retirada dos produtos na casa dos doadores é seguro e prático. Além disso, a contrapartida para quem doa é a contribuição para a transformação social de muitos jovens”, explica Josmael Castanho, diretor geral da Vocação. 

A importância de doar  

O bazar beneficente vai além de uma oportunidade de adquirir produtos a preços acessíveis. Fundamentado no processo colaborativo entre doadores e compradores, o modelo se configura como uma ação concreta em prol da sustentabilidade. Com isso, ao doar e comprar itens, a população ajuda a evitar o descarte desnecessário de materiais e contribui para a inclusão social. 

“É muito comum encontrarmos em nossas casas itens que já não utilizamos, mas que ainda podem ser úteis para outras pessoas. É isso que desejamos com a campanha, nos conectar com os doadores. Acreditamos que mais do que um modelo de negócio na organização, nossos bazares são iniciativas responsáveis que beneficiam o meio ambiente e a comunidade”, reforça Castanho.  

Como doar  

Os interessados em participar dessa causa podem fazer o agendamento da retirada dos produtos via WhatsApp, já que todo o processo é feito com dia e hora marcados. Quem deseja ajudar com a compra dos produtos do bazar, é possível conhecer alguns dos itens no Instagram da Vocação. 

Serviço: 

Endereço: Av. Yervant Kissajikian, 3636 – Americanópolis

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h.  

Endereço: Rua Cabaxi, 243 – Campo Limpo, São Paulo. 
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h.  

Sobre a Vocação  

Há mais de 55 anos, a Vocação busca combater desigualdades sociais ao despertar vocações para transformar vidas. A ONG foi idealizada por empresários paulistanos que compreenderam a necessidade de criar iniciativas de fortalecimento de territórios por meio da preparação e apoio de lideranças comunitárias, fundando a Ação Comunitária do Brasil, hoje, Vocação. Desde então, a organização passou a atuar de forma colaborativa, reunindo diversas organizações e empresas, o que sustentou e permitiu a ampliação de sua atuação. Hoje em 13 estados e 135 cidades do Brasil, essa rede viabiliza seu ecossistema de inclusão produtiva de jovens, qualificando e inserindo-os em oportunidades de trabalho e renda. Há sete anos consecutivos está entre as 100 melhores ONGs do Brasil pelo ranking do Instituto Doar, referência no terceiro setor.

Sair da versão mobile