Ícone do site Editora Juma

Terminal Jabaquara recebe ação sobre hanseníase

Em evento da campanha Janeiro Roxo, enfermeiros vão interagir com passageiros para orientar sobre esta doença crônica que está preocupando o sistema de saúde no Brasil

Nesta terça-feira (17), a EMTU levará aos passageiros do Terminal Jabaquara uma ação de conscientização sobre a hanseníase, em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal de São Paulo. O evento faz parte da Campanha Janeiro Roxo, de Prevenção à Hanseníase.

A atividade terá a participação de enfermeiros que vão distribuir folhetos explicativos e interagir com os passageiros, abordando aspectos da doença e realizando exames.

A hanseníase (lepra) é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, podendo gerar incapacidade permanente.
 

O quadro de hanseníase no Brasil é considerado preocupante pelos médicos. Em 2019, segundo o Ministério da Saúde, o país teve registrados 27.864 casos, o equivalente a 93% dos casos ocorridos no continente americano. Em 2020 foram 17.979 casos e, em 2021, o Brasil registrou 15.155 casos de hanseníase.


 Evento: Janeiro Roxo / Conscientização sobre a hanseníase

 Data: 17/01/2023

 Horário: 10h às 14h

 Local: Terminal Jabaquara

 Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara

Foto: Divulgação

Sair da versão mobile