Ícone do site Editora Juma

Salão de Botânica inédito tem exposição com mais de cem espécies como Orquídeas e Plantas Carnívoras

O Jardim Botânico promove uma grande exposição para os seus visitantes com curiosidades sobre diversas plantas. O primeiro Salão de Botânica foi realizado nos dias 22 e 23 e continua no próximo final de semana, 29 e 30 (sábados e domingos) e contempla a apresentação de espécies nativas, exóticas e ameaçadas de extinção, com o objetivo de fomentar o conhecimento sobre a flora, além da importância da conservação.

Entre as plantas do salão, estão as carnívoras que possuem características únicas às quais permitem capturar e digerir pequenos animais a fim de obter nutrientes. Algumas têm folhas em forma de armadilhas que fecham rapidamente quando o inseto toca seus “pêlos”; outras obtém o alimento por meio de líquidos digestivos que afogam suas presas após atraí-las. Essas plantas possuem dieta variada incluindo insetos, aranhas, crustáceos e até mesmo pequenos vertebrados, embora este último caso seja mais raro. Cerca de 15 espécies diferentes estão disponíveis para observação.

Além disso, uma ampla amostra da coleção de Orquídeas e Bromélias exclusivas, como a Cattleya sincorana (Schltr.) Van den Berg e a Portea kermesina K.Koch, da coleção do Botânico, que estão sob ameaça de extinção, também pode ser vista na exposição.

O público ainda vai conhecer mais sobre espécies comumente encontradas nas residências, a exemplo das suculentas e cactos conhecidos por suas adaptações especiais para armazenar água em folhas, caules ou raízes, o que os permitem sobreviver em ambientes áridos e com escassez hídrica. 

Natureza e arte

O novo salão também visa contemplar a arte que, em suas diversas formas de expressão, tem o poder de despertar emoções, transmitir mensagens e promover a conexão entre as pessoas. Quando o universo artístico e de botânica se unem surgem oportunidades únicas para explorar a beleza e a complexidade do mundo natural. As representações artísticas que retratam a riqueza e diversidade das plantas não apenas valorizam a estética, mas também despertam a consciência sobre a importância e a necessidade da preservação.

A arte botânica, em particular, desempenha um papel fundamental na documentação e preservação das espécies vegetais. Por meio de ilustrações científicas detalhadas, os artistas registram as características únicas das plantas, permitindo a identificação e o estudo posterior. Essas representações são valiosas para a ciência e para a educação.

Neste sentido, o salão também abriga uma instalação artística de plantas aquáticas inspirada nas ninfeias e vitórias-régias, exposição fotográficas e oficinas sobre o processo de polinização e o universo das abelhas sem ferrão, além de cerâmicas artesanais produzidas por artistas locais.

Sobre o Jardim Botânico de São Paulo

O Jardim Botânico de São Paulo é uma instituição reconhecida nacionalmente, dedicada à pesquisa, conservação e educação sobre a flora brasileira. Desde a sua fundação, tem sido um importante centro de referência para a botânica no Brasil e contribuído significativamente para a proteção do patrimônio natural do país.

Serviço:

Salão de Botânica

Data: 29 e 30 de julho

Horário: das 9h às 17h

Local: Jardim Botânico

Endereço: Av. Miguel Estefno, 3031 (Água Funda)

Ingressos e informações: A partir de R$19,90 (inteira para compra antecipada no site)

Home

 Foto: Paulo Gil / Reserva Parques

Sair da versão mobile