Ícone do site Editora Juma

Programa Mananciais executou mais de 18 mil metros quadrados de muro de contenção no Morro dos Macacos

As obras de urbanização conduzidas pela Secretaria Executiva do Programa Mananciais, iniciadas em setembro de 2022 e previstas para serem concluídas em agosto deste ano, abrangem a execução de redes de drenagem e muro de contenção.

Já foram executados, até o momento, 1.200 metros lineares de redes de drenagem e 18.420 metros quadrados de muro de contenção.

Até o momento, mais de 80 famílias foram beneficiadas, e 22 famílias em situação de risco foram reassentadas, todas recebendo auxílio aluguel. Essas medidas são fundamentais para a proteção das famílias que residem em áreas de alto risco geológico, classificadas como R1 e R3, caso desta área.

Já foram investidos R$ 54 milhões com as obras.

Sobre o Programa Mananciais

O Programa Mananciais da Secretaria Municipal de Habitação data do início dos anos 1990, quando foi iniciado por meio do então chamado Programa Guarapiranga, com ações de urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários (favelas e loteamentos irregulares) especificamente na região da bacia hidrográfica Guarapiranga.


Atualmente, o Programa tem por campo de atuação tanto a região da bacia hidrográfica Guarapiranga, quanto a bacia Billing.

O Programa envolve ações de: (1) urbanização de assentamentos precários; (2) regularização fundiária e (3) atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou de áreas em obras. De forma auxiliar, o Programa Mananciais também tem por objetivo contribuir para a despoluição das represas Billings e Guarapiranga e para a proteção ambiental das áreas de influência dessas bacias hidrográficas.

Ao longo da gestão 2017-2020, foram beneficiadas 8,8 mil famílias com as obras de urbanização do Programa Mananciais.

Dentro da gestão 2021-2024, considerando o balanço do segundo semestre de 2023, já foram beneficiadas 21 mil famílias.

Na atual fase do Programa Mananciais (2021-2024), tem em andamento 26 obras de urbanização e 8 concluídas, já entregues 1.452 unidades habitacionais e estão em andamento por volta de 7,6 mil novas unidades.

Até final deste ano, espera-se beneficiar aproximadamente 31 mil famílias com as obras de urbanização e 8 mil famílias com unidades habitacionais.

A totalidade dos investimentos previstos até final de 2024 em obras de urbanização e unidades habitacionais é de R$ 2,7 bilhões.

Foto: Imagem do Muro de contenção feito no local

Divulgação

Sair da versão mobile