A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para cinco pontos de vendas oficiais de artesanato e manualidades na Capital. Até o dia 31 de agosto, é possível se inscrever para a primeira turma de artesãos da nova loja do Mãos e Mentes Paulistanas no Shopping Frei Caneca, no centro. As inscrições para o quiosque do Shopping Center Norte, zona norte, seguem até de 08 de setembro. Até o dia 09 de setembro, ficam abertas as inscrições para as novas turmas de artesãos e manualistas do quiosque no Lar Center, zona norte, da loja Mais Shopping, zona sul e o do quiosque do Shopping Metrô Itaquera.
As unidades fazem parte do programa Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo de apoio ao artesão e manualista da cidade, que oferece oportunidades de comercialização e qualificação profissional.
Por três meses, os selecionados irão ocupar os espaços físicos de maneira colaborativa, com a possibilidade de divulgar e vender produtos de produção própria. A ação também é uma oportunidade de aprendizado de técnicas de vendas, aceitação dos produtos e relacionamento com o cliente, uma vez que os artesãos também atuarão como vendedores voluntários.
Condições de participação
Para participar, é necessário estar credenciado no programa Mãos e Mentes Paulistanas e ter concluído a qualificação empreendedora das turmas 01 a 15 ou ter concluído os cursos de qualificação empreendedora. São obrigatórios 4 cursos para os quiosques (“Modelagem de Negócio”; “Planejamento de Coleção”; “Planejamento Financeiro” e “Parcerias e Formalização”) e seis para lojas (os mesmos que para os quiosques e mais dois “Planejamento de Futuro” e “Presença Digital”).
Outras exigências de participação são: ter disponibilidade de trabalho voluntário presencial em escala semanais pré-definidas e possuir CNPJ ativo em nome próprio ou no quadro societário (CNPJ de terceiros não será permitido).
O processo seletivo é realizado por meio de uma curadoria dos produtos confeccionados manualmente pelos artesãos. A avaliação dos curadores passa pelos critérios de técnica, segmento, acabamento, matéria-prima utilizada, criatividade, design e regionalidade. No caso do quiosque do Lar Center, os produtos devem ser do setor de casa e decoração.
Qualificação empreendedora
A qualificação empreendedora do Mãos e Mentes Paulistanas é uma formação gratuita e online que oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos livres: Modelagem de negócios; Planejamento de coleção; Planejamento financeiro; Parcerias e formalização; Planejamento de futuro; Presença digital e Segurança do trabalho.
Os cursos são pré-requisitos para participação nas oportunidades de comercialização oferecidas pelo Mãos e Mentes. Quando liberado, cada curso fica aberto para acesso e conclusão por uma semana, de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados serão abertos posteriormente. Interessados na qualificação empreendedora podem se cadastrar na plataforma da qualificação para acessar o conteúdo disponível pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeIgFqoqwjc-fIaji3LL98yFsFC0ZrtTmg2xzN223ccPdo3aA/viewform