Ícone do site Editora Juma

Padre Maurilio Maritano recebe mural na E.E. Eusébio de Paula eternizando sua luta na área social e da saúde

No domingo, 01 de dezembro Padre Maurilio Mauritano recebeu homenagem em forma de grafite no muro da E.E.  Eusébio de Paula  que fica divisa com o Hospital Pedreira – Padre Maurilio Maritano. Após discussões com o Conselho de Escola e comunidade escolar, o muro recebeu um grafite com a imagem e textos do padre Maurilio.

O mural surgiu através do diretor da escola Iraci José, que tinha o sonho de fazer um grafite no muro da escola com pessoas que fizeram a diferença no bairro. Para ele a proposta do padre foi o diferencial já que o Hospital Pedreira fica divisa com a escola. Uma tradição na educação grafitar pessoas que fizeram ou fazem a diferença na sua região. Durante o lançamento do mural a professora Efigênia Aniceto falou da falta da placa de identificação do hospital com o nome do padre Maurilio, passou a sugestão de cobrar os órgãos públicos e ainda convidou a comunidade para se unir na colocação da placa com o nome correto do hospital “dando transparência ao nome que passou a se chamar Hospital Padre Maurilio Maritano”.

Durante o evento estiveram pessoas que ao lado do padre Maurilio, e que participavam do Movimento de Saúde Pedreira/Cupecê lutaram para conquistar o hospital na região entre outras melhorias, como o Senhor Antônio Bernardino (Tonico) e a senhora Joana Silva. “Em nossos encontros dicutiamos o que fazer para melhorar o nosso bairro como, emprego e a saúde que o posto mais perto era na Avenida Adolfo Pinheiro, a noite era ainda mais difícil, não tinha ônibus nem asfalto” declarou Tonico.

Já para a Senhora Joana foram sementinhas que se uniram e criaram vidas dando oportunidade para a continuação da luta, “todos os dias nasce uma nova sementinha e ela nunca vai se acabar, essa e sem fim”

 A iniciativa do projeto do grafite foi do diretor da escola Euzébio de Paula, Iraci José e coordenado por Efigênia Aniceto, Luzia Silva, Lourdes Silva, Francisco Oliveira e Nilton Oliveira que não mediram esforços para a homenagem ao Padre Maurilio e também receber no ato o senhor Tonico e a dona Joana para relembrar da luta daquela sociedade que junto ao padre fizeram valer a frase “unidos somos vencedores.

Hospital Geral de Pedreira

O Hospital Geral de Pedreira foi inaugurado em 26 de junho de 1998. A instituição, que atende à maioria das especialidades, é referência em cirurgia-geral, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia, obstetrícia e neonatologia. Também oferece atendimentos em fisioterapia e fonoaudiologia.

Com mais de 22 mil metros quadrados de área construída, o HGP oferece Pronto-Socorro 24 horas, sete salas de cirurgia e 289 leitos – de Enfermaria adulto e pediátrica, Maternidade, UTI adulto, pediátrica e neonatal. Conta ainda com um Banco de Leite e um Banco de Sangue.

Hospital Geral Padre Maurilio Maritano

A alteração do nome do equipamento de saúde foi assinada em 17 de fevereiro de 2023 pela LEI nº 17.634 pelos Deputados Enio Tatto ( PT) e Carlos Giannazi (PSOL)

Iniciada em julho de 2019, a campanha para alterar a denominação do hospital visava prestar uma justa homenagem ao padre Maurilio Maritano. E, ao relembrar a importante história de luta pela construção do equipamento, a ideia também era estimular os moradores a se envolverem mais com os problemas sociais e as necessidades da região, o que incluiu um melhor atendimento à saúde.

Falecido em setembro de 2017, aos 86 anos, o sacerdote foi a principal liderança da mobilização popular que durou mais de 15 anos e resultou na conquista do hospital e de diversas unidades básicas de saúde.

Sair da versão mobile