A programação do Mês da Consciência Negra garante shows gratuitos em todas as regiões da cidade, o evento celebra a história de luta e resistência da população negra, valorizando a sua produção artística.
Em 2021, o evento é ainda mais emblemático, por simbolizar os 50 anos da primeira celebração do dia 20 de novembro, e também o início das reivindicações da data como Dia da Consciência Negra. Essa é a data do assassinato de Zumbi dos Palmares, líder quilombola brasileiro. A data foi reconhecida por lei federal em 2011 e oficializada como feriado municipal em 2004.
A abertura é marcada pelo show do pianista Amaro Freitas, dia 10, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Amaro apresenta um olhar para a cultura nordestina, traduzindo o frevo, o baião, o maracatu, a ciranda e o maxixe para a linguagem do jazz. O mesmo espaço também recebe, no dia 14, a Funmilayo Afrobeat Orquestra. A banda, idealizada pela cantora e saxofonista Stela Nesrine e pela trompetista Larissa Oliveira, é formada por 11 mulheres e pessoas não binárias negras.
Confira a programação no Centro de Culturas Negras Mãe Sylvia de Oxalá:
Sexta-feira – 19/11 as20h – Rico Dalasam
Domingo – 21/11 as 17h – Jéssica Ellen e domingo dia 28/11 as15h – Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene e as 17h – Afoxé Filho de Omo Dada
Centro de Culturas Negras
Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Próximo ao Metrô Jabaquara