A comerciante Raquel Katia Rodrigues dos Santos, 46, está há quase sete anos à frente de duas unidades da Brasil Cacau, uma na Praça da Árvore e outra no Terminal Jabaquara, e aposta em datas sazonais e fidelização do público para reforçar presença da loja na região. A ex-professora de artes, migrou para o varejo ao perceber que queria ampliar sua atuação profissional depois os filhos cresceram. Hoje, administra lojas com cafeteria, variedade de produtos e grande fluxo de clientes de todas as idades.
Raquel já comandou três unidades da rede, mas acabou fechando uma delas durante a pandemia de Covid-19. Mesmo assim, manteve o investimento na marca e destaca a transparência e o suporte do sistema de franquias, que considera um diferencial.
Segundo ela, o perfil dos consumidores é amplo: desde quem busca chocolates para o autoconsumo até quem procura presentes práticos, como cestas, caixinhas e canecas com bombons variados. As lojas também contam com cafeteria, sorvetes e sobremesas, ampliando o número de visitantes que consomem no local. “Tem gente que prefere comprar pessoalmente, ver, pegar, escolher. E isso ajuda a criar um cliente fiel”, explica.
As grandes datas continuam a ditar o ritmo do varejo. A Páscoa permanece como o período mais movimentado, enquanto no fim do ano o foco se volta aos panetones – especialmente o tradicional panetone trufado Gato Mia, e o Alpino, lançamento deste ano – além das caixas de bombom. Entre os produtos mais procurados estão a Caixa Experiência, com 60% de cacau, e a Caixa Harmonia, que combina chocolate com café, seguindo a tendência de crescimento do consumo de chocolates mais amargos.
Este ano, Raquel também aposta na Black Week, que começa no dia 24 de novembro e segue até 30 de novembro, com descontos em produtos selecionados. “É a melhor época para garantir panetones com preço menor”, recomenda.
Com expectativa positiva para os próximos anos, Raquel vê espaço para crescimento do mercado de chocolates no país, impulsionado por novas marcas e pelo aumento do hábito de presentes com produtos do setor. Mesmo com vendas por site e aplicativos, ela reforça que o atendimento presencial afirma ter interesse em continuar expandido, desde que consiga manter suas operações próximas a estações de metrô. “Isso facilita para quem está na correria. A pessoa passa, compra um presente e, às vezes, aproveita para tomar um sorvete.”
As duas lojas da Brasil Cacau podem ser encontradas na Avenida Jabaquara, 268, e Avenida dos Jequitibás, 237A. Acesse o site brasilcacau.com.br e acompanhe as novidades.

