Em reunião realizada com integrantes do Movimento pelo CEU Cidade Ademar, o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, informou que a licitação para a execução do projeto básico do Centro Educacional Unificado no distrito será publicada na semana seguinte ao dia de Corpus Christi – 16 de junho.
A boa notícia, dada pelo secretário no encontro realizado dia 30 de maio, foi acompanhada de outras respostas aos questionamentos apresentados pela comissão formada por representantes de organizações da sociedade e lideranças locais, que fazem parte do movimento.
Questionado sobre o processo judicial em curso, que visa desapropriar uma parte do Clube dos Funcionários da Caixa Econômica Federal para construir lá o CEU, Padula explicou que a secretaria fará a licitação do projeto básico, sem aguardar a decisão do juiz, visando acelerar os procedimentos.
Em relação ao tema, ele argumentou ainda que irá contatar a Procuradoria Geral do Município (PGM) – órgão que cuida dos processos de desapropriação na Prefeitura –, para obter outras informações sobre o andamento da ação.
Em resposta aos integrantes do movimento, Padula confirmou o compromisso da Secretaria e da Prefeitura com a implantação do CEU Cidade Ademar, conforme previsto no Programa de Metas 2021/2024 (o equipamento está incluso na meta 25). “A decisão já está tomada”, declarou.
Ele também garantiu que a secretaria, por meio do órgão responsável pelo projeto CEU, pretende dialogar com as organizações e lideranças da região sobre os espaços, salas e serviços que farão parte do equipamento. Entretanto, para que isso ocorra, segundo o secretário, é necessário primeiro elaborar o projeto básico do centro educacional.
Sobre o início das obras, Padula afirmou que o desejo da secretaria é começar o mais cedo possível. Porém, ponderou ser melhor aguardar a conclusão do processo de desapropriação, bem como da licitação do projeto básico, para saber quando isso será efetivamente confirmado.
Avaliação positiva
A comissão de integrantes do Movimento pelo CEU Cidade Ademar avalia que a reunião com o secretário foi positiva, informando que ficará atenta para que os próximos passos anunciados sejam cumpridos, a começar pela publicação da licitação do projeto básico.