Ícone do site Editora Juma

Jabaquara ganha de presente Monumento Marco da Paz

Inauguração aconteceu nos festejo de aniversário de 59 anos do bairro

Por: Vanessa Pereira dos Anjos.  

No último dia 26 de março, data em que foi comemorada a emancipação do bairro Jabaquara – LEI 8092 de 28 de fevereiro 1964 -, ao festejar seu 59° aniversário o distrito ganhou um presente especial, trata-se do “Monumento Marco da Paz”.

Idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi esse é o 38° monumento que está em 7 países (México, Argentina, Bolivia, Uruguai, Portugal, Itália e China),  nos cinco continentes, entregue pelo IMPAZ (Instituto Marco da Paz). Em parceria com a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Centro Sul o Jabaquara ganha o seu localizado na Praça Padre José Conceição Meireles, em frente ao Terminal do metrô Jabaquara.

 “Eu vejo aqui no Jabaquara uma união de entidades uma integração do povo, a juventude, as crianças que são o futuro e que devemos cultivar com essa cultura de paz”, enfatizou Gaetano Brancati Luigi, fundador do Marco da Paz.

Em um domingo de muito sol, a festa de inauguração começou com uma caminhada saindo do CEU Caminho do Mar em direção ao evento, além de uma motociata realizada pelo grupo Insanos M.C. Brasil e contou com a presença de muitas autoridades locais e convidados, entre eles: Jefferson José da Silva (Diretor Superintendente) da ACSP – Distrital Centro Sul, Gaetano Brancati Luigi (Fundador do Marco da Paz), João Bico presidente do IMPAZ (Instituto Marco da Paz)) Amir Massi Coordenador Geral do IMPAZ, Vicentina Manes da Silva  (Embaixadora do IMPAZ),  Roberto Bonilha  (Subprefeito Jabaquara) Rodrigo Goulart (Vereador),Décio Oda Assessor do vereador Aurélio Nomura, Fábio Faria de Sá presidente do Instituto Arnaldo Faria de Sá, Mirian Éboli Bock Presidente do Conseg  Jabaquara (Conselho Comunitário de Segurança), José Luiz Nodar Ribeiro (Presidente do Rotary Club Camp Jabaquara), Nelson Silva (Presidente do Rotary Club São Paulo Sul), Cristiane Carbone (Diretora de Cultura do Instituto Histórico e Geográfico de SP), Etles Maziero (Coordenadora presidente do Lions Clube SP Pompéia), comerciantes, empresários e representantes da sociedade civil.

“O Marco da Paz aqui, se torna verdadeiramente um marco, pois aqui é uma passagem entre metrô, ônibus urbano e intermunicipal e isso dará uma visitação incrível possibilitando as pessoas que passam por aqui tomarem conhecimento memorizarem e refletirem sobre a necessidade de convivermos em paz, esse é o fundamento do Monumento Marco da Paz, sermos mensageiros da paz, enfatizou Amir Massi coordenador do IMPAZ.

Um ato ecumênico para celebrar a união das diversas religiões em torno da paz foi realizado para coroar os festejos e demonstrar assim o respeito às diversas formas de fé.

“Estar aqui é o fruto do trabalho de todos, Associação Comercial, entidade de classe, empreendedores, comunidades, organizações não governamentais, informou Jefferson José da Silva que acrescentou, “Os moradores, ou seja, todos colaborando, todos dando o seu melhor para que pudesse acontecer, e hoje vamos coroar tudo isso com muita alegria e o coração transbordando de felicidade”, finalizou o superintendente da ACSP distrital Centro Sul, responsável pela instalação do Monumento Marco Paz no bairro do Jabaquara.

“Na verdade esse grande símbolo da paz idealizado pelo Gaetano Luigi tem uma história muito bonita, que a gente possa além do símbolo, ter muitas histórias, de muita paz, trazer a paz, não só das pessoas, mais no coração de cada munícipe aqui do Jabaquara pontuou o vereador Rodrigo Goulart, um dos incentivadores do projeto.

Uma cápsula do tempo, onde crianças e presentes puderam colocar mensagens de paz foi enterrado ao lado do Monumento Marco da Paz e só será aberta daqui a vinte e cinco anos, ou seja, em 26 de março de 1948, a abertura está sob a responsabilidade de treze crianças que receberam o certificado de compromisso com o símbolo da chave para a abertura.

Outro colaborador do monumento Marco da Paz foi Fábio Faria de Sá presidente do Instituto Arnaldo Faria de Sá, “Ajudamos na organização, no patrocínio para dar origem a essa estrutura que leva o nome do Arnaldo Faria de Sá eternizado no símbolo do Marco da Paz”, enalteceu “Arnaldo Faria de Sá, foi um marco aqui no Jabaquara como politico e como pessoas atendendo a todos com muito carinho e merece essa homenagem”. Finaliza.  Arnaldo Faria de Sá foi uma das vitimas da Covid 19 vindo a falecer em junho de 2022 e era um morador ilustre no bairro.

A felicidade de todos os presentes era visível principalmente para a embaixadora da IMPAZ Vicentina Manes da Silva moradora do bairro “Estou feliz em inaugurar no meu bairro o monumento do Marco da Paz, é maravilhoso pois, todos nós estamos precisando de paz em São Paulo,  observou a embaixadora.

Já para o subprefeito Roberto Bonilha “            eu agradeço ao Instituto Marco da Paz pela iniciativa e pela escolha do local, é uma honra receber o Monumento do Marco da Paz aqui, pois representa não só a paz mundial de guerra mas a paz da violência urbana, das droga, e isso é muito significativo” pontuou o subprefeito.

Para a coordenadora do Marco da Paz Jabaquara Rosa Maria Gomes de Oliveira “é um domingo muito feliz, para todos nós Jabaquarenses afinal de contas, aqui sempre buscamos viver em união, mais em batalhas e lutas contra a violência, contra as drogas, e ter o marco da paz representando a nossa região sul, é uma emoção muito grande” finalizou. Rosa Maria que representou todas as mulheres que participaram ativamente da organização destes grandes festejos de inauguração do Monumento Marco da Paz Jabaquara.

Para os presentes esse foi um dia de muita comemoração, um dia de confraternizar e olhar para o bairro de uma forma diferente, como disse a senhora Célia Nilce Nogueira de 71 anos, moradora do bairro, “Cheguei às 8h da manhã na concentração no CEU (Centro de Educação Unificado), Caminho do Mar, para a caminhada e até agora participei de tudo, foi maravilhoso os motoqueiros e os ciclistas acompanhando a gente, os carros passando e buzinando, foi uma caminhada muito bonita, adorei”, enfatizou a moradora que continuou “agora encerrou o show, eu fiquei triste, porque eu queria que continuasse, queria mais”, lamentou a senhora.

Ao término da solenidade, o laço que envolvia o monumento foi descerrado e inaugurado assim o Monumento Marco da Paz em Jabaquara.

Sobre o Monumento Marco da Paz

Convidado pelo Diretor Superintende da ACSP – Distrital Centro Sul, Jefferson José da Silva e do coordenador da Impaz (Instituto Marco da Paz), Almir Massi, conversamos com os engenheiros responsáveis pela implantação do Monumento Marco da Paz no distrito do Jabaquara.

Pergunta: Engenheiro Ricardo Abrahão (RBA Construções e Incorporadora), quais foram seus principais trabalhos até chegar no Monumento Marco da Paz?

Resposta: Eu tive uma construtora muito grande, fiz os shoppings Metrô Tatuapé, Villa Lobos, ampliação do aeroporto de Ponta Porã, usina Hidrelétrica de Teles Pires, fiz três hipermercados, trabalhei na Embraer, na fábrica da Toyota, na construção de edifícios residenciais e agora com a idade diminui o volume de obras, e fico com o trabalho mais simples como laudo, projetos, avaliação, assistência técnica, pericia judicial, que é um pouco mais tranquilo fisicamente.

E aqui com o Monumento Marco da Paz o Almir Massi entrou em contato dizendo que estava com problema na fundação, que o engenheiro estava pedindo uma fundação muito profunda, eu dei uma olhada, não havia necessidade disso, pois a carga é muito pequena.

Então fiz um projeto só para distribuir melhor a carga para poder ficar dentro do exigível e não elevar demais o custo da obra.

O Almir me convidou para fazer parte da coordenação técnica do IMPAZ (Instituto Marco da Paz), e eu aceitei, hoje estamos desenvolvendo outras  forma para poder os próximos monumentos serem mais rápidos, mais fáceis e já ter um acabamento com concreto aparente sem a necessidade de pintar, fica muito, mais rápido, barato e durável.

Pergunta: Engenheiro Roberto como foi participar da execução do Marco da Paz?

Resposta: Fui convidado para dar suporte na obra do Marco da Paz, aí com a necessidade, o Jefferson nos chamou para executar o projeto. Fizemos a leitura do projeto, as alterações necessárias que tinham que acontecer e que foram sendo modificadas ao longo do caminho. É um processo cuidadoso da construção da obra por ser de concreto, exige uma equipe qualificada, tivemos contratempo e dificuldades, fora que o tempo não ajudou. Mais chegamos até aqui nas festividades de hoje.

Parabéns pela iniciativa, neste tempo que estamos aqui, vimos o quanto isso é significativo para as pessoas que moram na região. Pois todos que passavam, perguntavam o que era a obra e muitos não sabiam e quando falávamos que era o Monumento do Marco da Paz todos ficavam muito entusiasmado.

Show de comemoração do aniversário do Jabaquara

Após as emoções da inauguração do Monumento Marco da Paz a população festejou o aniversário do distrito do Jabaquara com as músicas que marcaram época com os artistas Ângelo Máximo, Claudio Fontana, Joãozinho Carnavalesco, Rodrigo Aldy, encerrando com o pagode do Bagué Sorriso e seu grupo deixando o sabor de quero mais.

Participaram da construção do Monumento as empresas;

Banco Itaú – Camp Jabaquara – Castelão Empório Atacadista – Antônio Carlos Videira Filho (Colégio São Sabas e Videira Filho) – Cláudio Silverio de Carvalho – Sbtenente PM  – Daniel Tolomelli – Deise Tavares – Educadora Social – Eng. Ricardo D´Andréa  Abrahão – Ezan Sondagens – Ganem e Machado Gestão Imobiliária – Hélio Teruo Takata – Instituto Arnaldo Faria de Sá –  Instituto Gabi – Inclusão de PCD – Jornal Jabaquara em notícias  – José Carlos Rocha  – Lune Contabilidade – Manuel – Lojas Mel – Nicom Com. de Materiais para Construção – Osmar Machado Advocacia – Padaria Rosas de Maio – Polinyke Ind. e Com. Ltda – Prof. Dr. Issao Minami – Raul Vaz – Sinval Lima & Nilda Vargas – Supporte Engenharia e Construções Ltda – Tecnolamp do Brasil.

O evento contou com apoio da: GCM Guarda Civil Metropolitana, CET Companhia de Engenharia de Trafego, Policia Militar, SPTRANS, Metrô de São Paulo, Igreja São Tadeu, CEU Caminho do Mar, Ong Do Bem (Valdete Gomes Dutra Pereira), Alan Tavares, Bagué Sorriso, Gil Rie, Insanos M. C., Roberto Bonilha (Subprefeito do Jabaquara), Soraia Barbosa de Carvalho (Conselheira da ACSP Distrital Centro Sul), Vila Facchini C.S.C. Acadêmicos dentre outros.

Sair da versão mobile