Agora as missas da igreja Santa Edwiges na Avenida Cupecê acontecem as segundas e quintas-feiras às 15 horas e se reza o terço na igreja no terceiro domingo do mês. Após a morte do Padre Antônio Alves no ano passado, o pároco responsável da antiga igreja é Petrus Seran da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da qual a antiga igreja Santa Edwiges agora faz parte. A igreja ainda é usada para eventos dos jovens, catequeses e encontros de confraternizações.
De acordo com o padre Petrus, os antigos frequentadores da Santa Edwiges são os mesmos da paróquia Nossa Senhora Aparecida. “Estamos apenas a 50 metros da igreja, não podemos nos dividir e também não temos como nos sustentar. Não é viável estar aberta como era antes, pois as mesmas pessoas que frequentavam lá são as mesmas daqui. São sempre as mesmas pessoas e grande parte é aposentada de certa idade, e que acompanhavam o padre há anos, e por isto tem a disponibilidade dos horários”, comentou.
Os outros serviços que antes eram realizados na Santa Edwiges, como casamento e batismo, agora estão realizados na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. “Nós distribuímos todas as tarefas que o padre fazia, pois antes, era tudo concentrado nele, pois ele fazia tudo”, comentou Petrus.
Reformas no antigo templo
Um dos antigos sonhos do padre Antônio antes de falecer era construir um grande relógio no templo, mantendo a arquitetura, ele afirmou em reportagem ao jornal O Bairro Cidade Ademar, em 2021. Porém, de acordo com Petrus, quando o padre doou a igreja, foi apenas 50%. “Não há como fazer a reforma neste momento, temos que aguardar pelo desmembramento do terreno, antes de qualquer ação”, relatou.
Padre Antônio Alves, faleceu no dia 6 de janeiro de 2022 aos 95 anos e tinha doado a paróquia para a igreja Católica Romana. Padre Antônio, foi um dos mais conhecidos na região da Cidade Ademar e um dos responsáveis pela formação e urbanização do bairro do Jardim Miriam e responsável pela criação da tradicional igreja Santa Edwiges na Avenida Cupecê.
Ele doou a Igreja Santa Edwiges ao Ministério Católico Romano, pertencente à diocese de Santo Amaro. Segundo o padre, em 2016 decidiu agregar a Santa Edwiges ao ministério Católico Romano e foi autorizado pelo bispo da Diocese de Santo Amaro Dom Giuseppe “José” Negri a permanecer no posto. A igreja Santa Edwiges, é a mais antiga do bairro, fundada em 1963 pelo Padre Antônio e pertencia ao ministério da Igreja Católica Ortodoxa Militante, porém ficou popularmente conhecida na região como “Igreja Católica Brasileira”.
Padre Antônio também era um militante do bairro, lutando por melhorias, mesmo perseguido por conta de sua posição religiosa nos anos 70, 80 e 90. Como lutou para que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não fosse demolida pela prefeitura para a construção do então “Terminal Jardim Miriam”, debate que dura até os dias atuais.
Serviços sociais
De acordo com Petrus, vários serviços sociais são realizados pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida. “Na igreja realizamos diversos serviços sociais, acolhemos as pessoas com um sopão que distribuímos nas ruas, todas as quintas-feiras, são cerca de 160 por semana. Antigamente fazíamos aqui na igreja, hoje levamos até eles; temos a Pastoral da criança; alcoólicos anônimos; bazar beneficente, com roupas doadas pela população e contamos ainda com o MOVA – Educação de adultos”, finalizou.
Fonte: O Bairro Cidade Ademar