Fiscalização aponta irregularidades e concessionária se compromete com melhorias
Após as denúncias de moradores do Condomínio Jardim Cupecê sobre o abandono da linha 5759-31, Pq. Primavera/Metrô Conceição, a SPTrans reconheceu oficialmente as irregularidades operacionais e notificou a empresa A2 Transportes LTDA., responsável pela linha. A informação consta no relatório de fiscalização SOP/RSU nº 0627/2025.
De acordo com o documento, foram constatados entre os dias 26 de maio e 04 de junho atrasos sistemáticos, descumprimento de frota programada e perdas de partidas em diferentes faixas horárias, evidenciando falhas na regularidade do serviço. A SPTrans efetuou quatro autuações à operadora com base no enquadramento G49: “Descumprir o intervalo programado, conforme determinado pela SMT ou SPTrans”. Além disso, medidas de cobrança e exigência de correções imediatas foram comunicadas formalmente à empresa.
A A2 Transportes LTDA. respondeu à notificação no 10 de junho também em documento, e informou que iniciou uma série de medidas corretivas. Entre elas, estão o reforço do monitoramento em tempo real com equipe dedicada, revisão emergencial da frota, readequação da escala operacional e intensificação da manutenção dos veículos, especialmente nos sistemas de freio, suspensão e elétrica.
A empresa ainda declarou estar em processo de aquisição de peças e componentes para dar maior estabilidade técnica à frota e que está reavaliando as escalas de motoristas para reduzir atrasos causados por ausências de operadores. “Estamos cientes dos transtornos causados à população e lamentamos profundamente os impactos. Reafirmamos que estamos empenhados em restabelecer a plena regularidade da linha 5759-31 e manter a confiança dos usuários por meio de ações eficazes e contínuas”.
O caso foi intermediado pela Comissão de Mobilidade e Trânsito de Jabaquara, coordenada por Mauro Ramon, que atuou junto aos moradores na formalização das reclamações e no diálogo com os órgãos públicos.
A mobilização popular segue ativa: o abaixo- assinado online “A cada dia pior”, hospedado na plataforma Petição Pública Brasil, continua recolhendo assinaturas e se tornou uma ferramenta de pressão para exigir mudanças na operação da linha.
Acesse a matéria completa “Moradores Denunciam Abandono na Linha de Ônibus 5759-31”. Abaixo, confira as imagens dos documentos oficiais do resultado de ação fiscalizatória da SPTrans e a manifestação da A2 Transportes LTDA.