Ícone do site Editora Juma

EMTU promove ações de combate às hepatites, no Terminal Jabaquara

A EMTU realizará nesta sexta-feira (21/07), ações de saúde no terminal Jabaquara, em parceria com o Instituto Proz Educação. As atividades fazem parte do Julho Amarelo, mês do combate às hepatites, e procuram conscientizar e informar sobre as hepatites virais, responsáveis pela morte de 1,4 milhão de pessoas em todo o mundo, segundo dados do Ministério da Saúde.
 

As ações também terão foco na prevenção de outras doenças com testes gratuitos de glicemia e aferição da pressão arterial, além da distribuição de folhetos informativos sobre o tema.
 

“Ao incentivar a conscientização e a prevenção da saúde por meio desses eventos, a EMTU se mostra preocupada com seus passageiros também como cidadãos”, destaca Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional.
 

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Porém, como nem sempre apresentam sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção, o que faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. A taxa de mortalidade da hepatite C pode ser comparada ao HIV e tuberculose.
 

O teste de glicemia é importante para medir o nível de açúcar no sangue, podendo, em certos casos, detectar a diabetes, doença crônica que requer medicação diária. Já a aferição da pressão arterial consegue detectar a hipertensão, condição que, segundo dados do Ministério da Saúde, atinge um terço da população adulta no Brasil e, quando não tratada, pode causar AVC e infarto.
 

Julho Amarelo – A campanha foi instituída no Brasil em 2019 com objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de cuidados em relação às hepatites virais, que são inflamações no fígado.
 

Proz Educação – Nasceu a partir da união de duas escolas formadoras de profissionais de saúde, a ESSA (SP) e a Enferminas (MG). Fundadas há mais de 10 anos, as duas instituições, juntas, já formaram mais de 22 mil estudantes.

Terminal Metropolitano Jabaquara 

dia 21 de julho das  9h às 13h

Sair da versão mobile