Como forma de combater o descarte irregular de resíduos e entulho, a cidade de São Paulo disponibiliza aos munícipes os Ecopontos, locais que oferecem à população uma alternativa para descarte de pequenas quantidades de resíduos de construção civil, móveis velhos, madeiras, materiais recicláveis, restos de poda de plantas e árvores, totalmente gratuitos.
Atualmente, São Paulo conta com mais de 100 Ecopontos, espalhados por todas as regiões. Todas as unidades continuam em pleno funcionamento, mesmo com a pandemia, com uma simples diferença, que é o manuseamento do material, que agora é de responsabilidade do munícipe. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.
O descarte regular do lixo, entulho, independente de qual que seja o lixo, impacta diretamente no meio ambiente. De 2016 até novembro de 2020, o número de locais com descarte irregular de lixo caiu 50%. A população pode e precisa fazer a sua parte, seja descartando entulhos e resíduos no local correto e também denunciando os pontos irregulares, pela Central de atendimento da prefeitura de São Paulo 156.
Depois de feitas as denuncias, as subprefeituras tem feito trabalhos incansáveis e muitas vezes com poucos resultados, principalmente, nos locais que são viciados em descarte irregular por moradores ou carroceiros que só pensam em se livrar do móvel velho e entulho, mas não pensam no próximo. Uma alternativa que as subprefeituras tem feito é a requalificação de áreas viciadas por jardim suspenso. Alguns moradores do entorno destas áreas estão conseguindo salvar e cuidar desses jardins, mas, infelizmente muitos duram por pouco tempo porque a falta de conscientização de alguns moradores que só pensam em sujar a cidade, não respeitam nem as plantas, esquecendo que elas também tem vida. Alguns que não tem consciência com o próximo utilizam a frente ou o lado do espaço requalificado para deixar seu entulho, assim ocupando a calçada e ainda tirando o direito de ir e vir dos pedestres.
Vale a pena ressaltar que a limpeza da sua calçada é de sua responsabilidade e respeitar a do vizinho faz parte de educação.
Ecoponto Cidade Ademar
Rua. Anália Maria de Jesus, 131 – Jardim Itacolomi
Estrada do Alvarenga, 2.475 – Pedreira
Ecoponto Jabaquara
Rua Jupatis, 140 – Vila Mira
Imigrantes – Rua Opixe s/n x Rua Frederico Hoeme
Ecoponto Vila Mariana
Av. Casemiro da Rocha, 1.220
Rua Prof. Oswaldo Gomes Cardim (acesso pela Av. Dr. Ricardo Jafet)
Rua Afonso Celso (esquina com a Rua Maurício Francisco Klabin)
Atendimento Ecoponto – De segunda á sábado das 6 ás 22h – domingos e feriados das 6 ás 18h.
Foto:
A Rua Cinco de Outubro recebeu a revitalização de espaço que antes era utilizado para descarte irregular e agora um espaço onde todos podem acessar, tirar fotos ou simplesmente apreciar.
Salientamos que descarte irregular é crime e o infrator responderá as penalidades da LEI 13478 que prevê multa de R$16.693,28.