Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, representantes do programa Bem Querer Mulher em parceria com a EMTU realizaram na quarta feira (8), no Terminal Jabaquara, ações voltadas a esse público, distribuindo informativos e orientando as mulheres sobre como agir em diversas situações, principalmente quando são vítimas de violência doméstica e feminicídio, por exemplo. As mulheres que transitaram entre o metrô e o terminal rodoviário puderam ser ouvidas através de consultorias de advocacia, com equipes de psicólogos, dentre outras ações de conscientização e profissionais da saúde que também realizaram aferição de pressão arterial.
O Bem Querer Mulher foi criado em 2004 com o apoio da ONU Mulheres (antigo UNIFEM), por iniciativa de um grupo de lideranças empresariais e sociais, objetivando ser um canal de adesão de pessoas e empresas ao enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil. Além do programa Bem Querer Mulher, outras entidades participaram da programação, dentre elas a Ong Girassol do Bem, que proporcionou um dia de princesa com maquiagem e manicure para as mulheres que passaram pelo local, “onde muita das vezes, devido à correria do dia a dia deixa de tirar um momento só seu, para dedicar seu tempo a outras pessoas”.
A empregada doméstica Maria Aparecida, disse que “eventos como este são muito importantes, pois às vezes corremos tanto que deixamos de dedicar um momento para nós. Pena que muitas mulheres passam por aqui e não param para prestigiar a nós mesmas”, afirmou.
Convidada através da equipe Girassol do Bem, para somar nessa programação especial, a missionária Simone possui diversas outras ações que beneficiam pessoas da Vila Clara, no Jabaquara, com o programa Turma da Pipoquinha, entregando saquinhos de doces e brinquedos para as crianças da comunidade, além de ações missionárias voltadas a ajudar pessoas na África e em Moçambique. A missionária Simone ainda realiza arrecadação de roupas e calçados e envia para a doação nos estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Ceará.
O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente neste dia, porque em 8 de março de 1917 milhares de mulheres se reuniram no protesto na Rússia que ficou conhecido como “Pão e Paz”. Nesse protesto, as mulheres reivindicaram melhores condições de trabalho e de vida, lutaram contra a fome e outros. A importância desse dia no mundo frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos, que não foram e não estão sendo fáceis de conseguir.