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Aeroporto de Congonhas/Deputado Freitas Nobre completa 84 anos

Considerado o aeroporto executivo em função do grande número de seus passageiros que viajam a negócios entre São Paulo e outros grandes centros como Rio de Janeiro e Brasília.

Inaugurado em meados dos anos 1930, o aeroporto logo foi envolvido pela cidade e se tornou um aeroporto central, atualmente atendendo a Grande São Paulo com voos domésticos nacionais e regionais para mais de 30 destinos no Brasil. Segundo estatísticas da ANAC de 2014, Congonhas atende cinco das 20 rotas mais movimentadas, incluído a ponte aérea Rio-São Paulo. Foi o aeroporto mais movimentado de 1990 até 2006, quando o acidente com o Voo TAM 3054, em julho de 2007, fez com que muitos voos fossem transferidos para outros aeroportos. Atualmente é o segundo mais movimentado em número de passageiros e em número de aeronaves do Brasil e o primeiro da rede Infraero, após a privatização do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos e do Aeroporto Internacional de Brasília. Ainda hoje o aeroporto opera no limite da capacidade de suas pistas com 536 voos comerciais diariamente, o que equivale a um pouso ou uma decolagem a cada 2 minutos durante o horário de funcionamento do aeroporto das 6 às 23 horas.

A característica mais marcante do Aeroporto de Congonhas é o piso em forma de tabuleiro de xadrez, formado por quadrados em placa de granito preto e mármore branco. Esse piso, da década de 60, incorporou-se ao terminal de passageiros de tal forma que ficou na memória da população, tornando-se a identidade visual do aeroporto.

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