Ícone do site Editora Juma

ABRAÇAÇO NA CINEMATECA

Data: 14/07/2020 – Terça-Feira

Horário: das 16 às 19 horas

Local: Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino 

Organização: APACI-SOS CINEMATECA; Cinemateca Acesa: Frente Ampla Cinemateca Viva e Mariana em Movimento

AS RAZÕES DESTE NOVO ATO – O ABRAÇAÇO

Estamos atravessando um momento terrível para toda a cultura brasileira com o governo Bolsonaro. Nesse contexto, a Cinemateca Brasileira passa pela maior crise desde a sua fundação em 1946.

Há anos esta instituição não recebe recursos governamentais necessários para o seu funcionamento pleno. Técnicos valiosos e especializados foram demitidos e as atividades estão paralisadas. A brigada anti-incêndio já deixou a instituição e a vigilância sairá na próxima semana.  Desde de abril deste ano, os funcionários que estão em greve não recebem salários. Não há, tampouco, recursos para pagar as contas de luz.

Um eventual apagão atingirá a climatização das salas em que estão arquivados mais de 100 anos de imagens verdadeiro tesouro histórico e cultural. Sem a climatização e a inspeção constante, os filmes em nitrato de celulose, material altamente inflamável, ficarão expostos ao tempo e podem entrar em autocombustão como já ocorreu em 2016 –  a história do audiovisual nacional corre enorme risco. 

Por essas razões, a APACI Associação Paulista de Cineastas, organizou o movimento SOS CINEMATECA, nome assumido também pelo movimento dos funcionários e está nessa luta com os movimentos Cinemateca Acesa, Frente Ampla Cinemateca Viva e Mariana em Movimento desde o ato realizado no dia 04 de junho deste ano. Na ocasião foi lido um MANFESTO que contou com importantes adesões internacionais como Cineteca di Bologna, Cinémathèque  Française; FIAF International Federation of Film Archives (152 cinematecas do mundo), Festival de Cannes. O mundo está de olho na Cinemateca Brasileira!!

Em razão da ausência de qualquer medida efetiva desde então, vamos nos manifestar contra a irresponsabilidade do governo brasileiro diante do risco eminente de um desastre, com um ABRAÇAÇO na Cinemateca  Brasileira  e um  SHOW DE LASER!

Todos os presentes deverão usar máscaras e respeitar distância segura. Não haverá qualquer contato físico, por conta da pandemia. 

Sair da versão mobile