13/11/2018

A Editora Mídia Kit Edição Digital Fale Conosco

13/11/2018



Eleições 2018: O que fazem um Presidente da República e um Senador?

Publicado em 05/09/2018

As eleições estão se aproximando e a maioria dos brasileiros ainda não sabem em quem escolher para depositar o seu voto. Neste cenário ainda é encontrado cidadãos que não sabem o que realmente

 

 

As eleições estão se aproximando e a maioria dos brasileiros ainda não sabem em quem escolher para depositar o seu voto. Neste cenário ainda é encontrado cidadãos que não sabem o que realmente um Presidente da República e um Senador fazem em prol da população. Nas próximas linhas vocês (leitores), poderão ficar por dentro de como é construído e o que fazem as pessoas que são elegidos a ocuparem esses cargos.

O Presidente da República é um cargo destinado a pessoa escolhida pelo voto popular e em quem depositam confiança em busca de um país melhor. Este posto é a autoridade suprema de uma nação, ou seja para se chegar a este cargo máximo é necessário obter mais que 50% dos votos válidos, caso contrário, é feita o segundo turno onde é feito uma nova votação entre o primeiro e o segundo candidato mais votado.

Nas repúblicas presidencialistas, como o Brasil, o presidente é eleito pelo voto direto e universal. Ele acumula duas funções muito importantes: chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de governo, suas principais funções são: gerir a administração federal, criar políticas públicas, programas governamentais, sugerir leis, dentre outros.

Já como chefe de Estado, o presidente é o representante máximo do país perante o mundo, sendo ele que recebe autoridades estrangeiras, cabendo a ele também boa parte da representação diplomática do país no exterior, como por exemplo: todos os anos, o presidente brasileiro se pronuncia no discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Já o cargo de Senador é destinado a cidadãos eleitos pelo voto popular pra ser o responsável no Poder Legislativo. Atualmente, o Congresso Nacional é composto pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. O requisito relativo à idade do Senador permanece presente, sendo preciso ter mais de 35 anos de idade para ocupar tal cargo, além das prerrogativas padrão comuns a todos os cargos eletivos na política brasileira. Nosso Senado é composto por 81 membros, sendo três de cada unidade da federação, e a renovação da casa não ocorre por completo, como em outras instituições políticas. O mandato de um Senador dura oito anos. A cada quatro anos, elege-se um ou dois Senadores por estado, de modo alternado. Não há limites para reeleições.

O papel do Senador é elaborar projetos de lei, debater e revisar os projetos provenientes da Câmara dos Deputados e fiscalizar a ação do Executivo.

Após saber o que faz um Presidente da República e um Senador, vale a cada cidadão escolher um político responsável que os venham representar dignamente. Vale lembrar que as eleições para Deputado Estadual e Federal, Governador, Senador e Presidente da República acontecem no dia 07 de outubro, caso haja segundo turno, será no dia 28 de outubro, para os cargos de Governador e de Presidente.

 

 

 

FECHAR

 
Publicidade