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Plataforma CittaMobi facilita a vida dos cidadãos e os conecta às cidades

Publicado em 25/09/2017

Buscando oferecer soluções para os cidadãos, o aplicativo CittaMobi disponibiliza o roteirizador do transporte público no Brasil, que permite definir o trajeto otimizado para ir de um lugar a outr

Plataforma CittaMobi facilita a vida dos cidadãos e os conecta às cidades

O CittaMobi, desenvolvido pela Cittati, nasceu como um aplicativo para atender às necessidades dos usuários do transporte público do Brasil. Em três anos acumulou mais de 6 milhões de downloads e sua principal tela já foi consultada 2 bilhões de vezes. Em sua história, novas funcionalidades foram adicionadas e ele se transformou em uma plataforma que visa facilitar a vida do cidadão, quando o assunto é mobilidade urbana. Está disponível na versão mobile para Android e iOS e é gratuita.

Os horários de chegada do ônibus no ponto mostrados pelo CittaMobi são precisos, pois mais de 20 mil veículos são monitorados e os dados enviados em tempo real. Além disso, os passageiros podem consultar quais são as paradas mais próximas e quais são as linhas que passam em cada uma delas.

Buscando oferecer soluções para os cidadãos, o aplicativo CittaMobi disponibiliza o roteirizador do transporte público no Brasil, que permite definir o trajeto otimizado para ir de um lugar a outro. Tal funcionalidade inclui diferentes meios de locomoção como ônibus, metrô e trem, indicando inclusive se há necessidade de realizar parte do trajeto a pé.

O roteirizador do CittaMobi, diferentemente das demais soluções do mercado, é o mais preciso pois trabalha com os dados em tempo real, enviados por equipamentos instalados nos ônibus.

Para poupar o tempo dos passageiros em filas, é possível adquirir créditos para os bilhetes de transporte de forma totalmente online por meio do CittaMobi, utilizando cartão de crédito ou débito. Um levantamento feito pela própria plataforma indicou que 42% das pessoas preferem fazer essa operação fora do horário comercial e pela plataforma a compra pode ser feita a qualquer hora e sem a necessidade de esperar em filas.

“Além da facilidade para o passageiro, esse sistema agiliza o processo de embarque nos ônibus, reduzindo o atraso das viagens. Os ônibus circulam com menor quantidade de dinheiro vivo, o que impacta diretamente na segurança de quem está no veículo. É uma solução que beneficia o cidadão em diversos aspectos”, diz Fernando Matsumoto, Gerente de Produtos da Cittati.

O CittaMobi é ainda um canal de pesquisa. Formulários customizados podem ser enviados para uma base segmentada e as respostas compiladas em até 12 horas. Os usuários participam com poucos cliques e poucos minutos. Um exemplo é a PNQT – Pesquisa Nacional da Qualidade do Transporte, que obteve 59 mil respostas, por onde os passageiros puderam enviar suas opiniões sobre o transporte público.

Pesquisa aponta segurança como o maior problema no transporte público

Em sua segunda edição, a PNQT – Pesquisa Nacional de Qualidade do Transporte, realizada em parceria entre o CittaMobi, aplicativo desenvolvido pela Cittati, e o Diário do Transporte, revela que a falta de segurança pública é um dos problemas que mais preocupam os passageiros de ônibus em todo o país.

O levantamento foi no mês de junho de 2017, por meio do aplicativo CittaMobi, com 59 mil usuários em mais de 40 cidades brasileiras. Por ser uma pesquisa que usou o aplicativo, foi possível obter os resultados de maneira rápida. As respostas foram consolidadas em menos de 12 horas após as perguntas chegarem aos passageiros, diretamente no celular.

Entre os entrevistados, os problemas relacionados à segurança foram citados por 32% dos passageiros. Deste total, 16% se queixaram de falta de segurança nas paradas e 16% se sentiam inseguros dentro dos veículos.

No ano passado, a pesquisa ouviu 47 mil pessoas e a falta de segurança já era o principal problema para 31 % dos entrevistados na ocasião, ou seja, crescimento de 1% sobre uma base maior de entrevistados.

O tempo de espera nos pontos é a segunda maior queixa dos passageiros na edição de 2016 e 2017 da PNQT. Entre os entrevistados, 21% declararam que este é o aspecto mais negativo do sistema de transportes que utilizam. Além da necessidade do fortalecimento de políticas para proteção do usuário do transporte público, a pesquisa também mostra a necessidade de priorizar os deslocamentos coletivos nos espaços urbanos para diminuir o tempo de viagem da população nas cidades.

 Dos 59 mil passageiros que responderam à pesquisa, 23% demoram mais de uma hora nos deslocamentos casa-trabalho e a maioria, 24%, gasta entre 31 e 45 minutos nestes deslocamentos.

A falta de segurança e as viagens demoradas pela ausência de prioridade aos transportes coletivos interferem, segundo os dados, na avaliação geral dos sistemas pelos passageiros.

De acordo com a pesquisa, 42% dos 59 mil passageiros que responderam às perguntas, estão insatisfeitos com o sistema de transportes, mas reconhecem que existem pontos positivos nos serviços. Outros 31% estão satisfeitos, mas acreditam que os serviços podem melhorar. Já 24% estão totalmente insatisfeitos e apenas 3% se dizem totalmente satisfeitos.

90% dos entrevistados possuem entre 18 e 54 anos, 66,5% trabalham e 82% utilizam transporte público 5 ou mais dias por semana.

O aplicativo CittaMobi

O aplicativo CittaMobi, desenvolvido pela Cittati, possui mais de 6 milhões de downloads e nasceu em 2014 com o objetivo de informar seus usuários sobre o horário de chegada dos ônibus nas paradas em tempo real. Desde seu lançamento, novas funcionalidades passaram a ser adicionadas, transformando-o não só em uma solução para mobilidade urbana, mas também em uma plataforma de serviços para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

O aplicativo CittaMobi é gratuito e já foi acessado mais de 2 bilhões de vezes desde a sua criação.  Há ainda a versão para deficientes visuais que, além de informar o horário do ônibus, permite o acompanhamento de todo o trajeto e a indicação do ponto de descida.

 

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