15/12/2017

O Jornal Mídia Kit Anuncie Edição Digital Fale Conosco
Receba nossa newsletter

15/12/2017

Reforma da Previdência revolucionará educação financeira no Brasil

Publicado em 08/05/2017

A reforma da previdência está para acontecer, e a mesma tem recebido grande atenção em função dos protestos e discussões

Artigo

        A reforma da previdência está para acontecer, e a mesma tem recebido grande atenção em função dos protestos e discussões que estão ocorrendo no país. Quando a pessoa fica desempregada, se aposenta ou fica inválida, este seguro social foi danoso para os cofres públicos em mais de R$ 250 bilhões no ano passado. André Bona, Educador financeiro do Blog de Valor, alerta que "O colapso das contas públicas leva o governo a tentar fazer uma reforma com o intuito de trazer a previdência a um patamar de racionalidade, e ao envelhecimento da população, que do ponto de vista previdenciário é um problema mundial. Traduzindo-se em pessoas produzindo para pagar custos de outros que não produzem e que cada vez terão uma expectativa de vida mais alta", ressalta Bona.

À procura de emprego, quase 13 milhões de brasileiros estão todos os dias em filas nas grandes capitais buscando por um futuro melhor. Muitos são jovens que já estão na faculdade, porém, já se preocupam por não saberem se estarão trabalhando quando finalizarem a graduação. E isso acaba gerando buscas por concursos públicos. "Ao contrário dos países desenvolvidos, onde o jovem universitário classe média almeja criar uma nova Startup ou uma empresa que poderá mudar o cenário nacional ou mundial, no Brasil o que se almeja é tornar-se um servidor público, para que teoricamente se possa desfrutar de uma vida financeira estável. A reforma traz uma oportunidade para que isso seja mudado, e este conceito envelhecido seja derrubado", comenta André Bona.

O educador financeiro, vê uma dependência da população sobre o Estado em relação à previdência, e também analisa uma sociedade brasileira caminhando com seus próprios pés após a reforma. "Temos na reforma da previdência um grande estímulo ao aprendizado individual, que é a obrigatoriedade que nós possuímos, e a partir de agora de ser responsável pela própria vida e pelo próprio futuro econômico. Com isso, adquirir educação financeira e trabalhar em suas finanças com diligência para formar a própria aposentadoria e assim ganhar autonomia e muito mais segurança", explica André Bona.

Como o amadurecimento individual é difícil, André conclui que estamos passando pelo mesmo processo de uma maneira coletiva, em sociedade, e por isso tantos questionamentos por conta da nova fase. "O que está diante de nós agora é a hora de estudar, aprender e assumir o controle da própria vida financeira. A população será obrigada a guardar dinheiro e procurar informações sobre como investir. Será a maior revolução econômica individual que o país já viu", finaliza Bona.
 

Sobre André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a melhorar a rentabilidade de seus ativos. Durante anos, foi sócio da Valor Investimentos, uma das maiores empresas de assessoria de investimentos no país.

Sobre o Blog de Valor

Criado em 2011 com a iniciativa de André Bona, o Blog de Valor, tem como missão contribuir para que as decisões financeiras de seus leitores se tornem cada vez mais conscientes, trazendo melhor qualidade de vida financeira através de uma linguagem simples e direta.
            Em 2012 iniciou o canal de vídeos na internet e em 2015 foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do Youtube, com executivos da sede da empresa no Califórnia - USA. A sua produção educacional tem sempre como finalidade auxiliar pessoas e famílias a compreender melhor o mercado financeiro, por meio de conteúdos de fácil linguagem.

 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade