15/10/2018

A Editora Mídia Kit Edição Digital Fale Conosco

15/10/2018



De portas abertas à população

Publicado em 06/11/2017

Na manhã do dia 22 de outubro, o Jabaquara foi marcado pela solidariedade da 11ª edição da Feira de Saúde e Cidadania

 

 

Na manhã do dia 22 de outubro, o Jabaquara foi marcado pela solidariedade da 11ª edição da Feira de Saúde e Cidadania, que teve seus portões abertos às 08h com encerramento às 13h. A feira ofereceu atendimento gratuito para a comunidade do Parque Jabaquara no Centro Assistencial Cruz de Malta.

A iniciativa é da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Centro Sul, por meio do CME - Conselho da Mulher Empresária com as parcerias entre o Centro Assistencial Cruz de Malta e a Prefeitura Regional do Jabaquara. A expectativa dos organizadores era fazer pelo menos 2 mil acolhimentos, porém, cerca de 1.196 pessoas procuraram os serviços oferecidos.

 O Centro Assistencial nasce com o objetivo de fortalecer a população na saúde pessoal, por meio de acompanhamento médico, consultas, exames e procedimentos.  Para o bem-estar das crianças e dos adolescentes o Centro Assistencial concede consultas com pediatria, clínica geral, odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, atendimentos com especialistas em nutrição, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, aula de higiene, puericultura, vacinação, farmácia, análises clínicas, clínica móvel e para qualificação profissional dos estudantes, o Cruz de Malta estabelece estágios em enfermagem, técnico de enfermagem, nutrição, psicologia, auxiliar de saúde bucal, odontologia, serviço social e educação física.

Esta edição tem apoio do diretor superintendente da Distrital Centro Sul da ACSP, Osmar Pereira Machado Júnior e “ é também uma boa oportunidade para que os voluntários, docentes e universitários estabeleçam algum tipo de contato com o público e com a área que poderão atuar futuramente”.

“É de extrema importância essa oportunidade que se da às pessoas mais carentes, que têm dificuldade de acesso” disse o Deputado federal Arnaldo Faria de Sá. E “graças a Deus é isso que temos que fazer mostrar para a população que no mundo frio, no mundo de pedras ainda existe a solidariedade” completou.

No local, profissionais e especialistas atuaram na avaliação do cartão de vacina, testes rápidos de hepatite C e diabetes, orientação para jovens empreendedores ( carro móvel do SEBRAE), orientação jurídica, palestra sobre o mosquito Aedes aegypti (Dengue) e leptospirose com a equipe de zoonoses, oficinas de primeiros socorros, avaliação nutricional e orientação à população sobre a ingestão de alimentos saudáveis, aferição da pressão arterial, exame de vista, cortes de cabelo, teste vocacional e outros. A programação também incluiu atividades de recreação infantil com teatro de fantoches, jogos e brincadeiras de rua para a criançada não ficar de fora do evento.

A feira contou com a presença de universitários da FAM (Faculdade das Américas) de cursos como Educação Física e Psicologia. A estudante de Psicologia Jaqueline Naomi disse que “ foi muito gratificante fazer parte deste evento.

A aposentada dona Neiva Soares Testa, 71, que participa da Pastoral da Criança da Vila Santa Catarina, ficou sabendo da eventualidade através da Igreja Santa Catarina e declarou que o evento foi “ muito bom”, porém ficou faltando a geometria óssea, “ exame que eu gostaria de fazer”.

 

A prefeita regional do Jabaquara Maria de Fátima Marques Fernandes declarou que “ a feira de cidadania sempre é importante para as regiões mais periféricas e que a gente às vezes acaba não atendendo todo mundo. Eles não têm nas UBS ( Unidade Básica de Saúde), nos postos, atendimento necessário, por isso é importante feiras como estas". E completa dizendo que feiras como esta é fundamental, “se eu pudesse faria uma por mês, aí no ano inteiro cobria todo o Jabaquara, isso seria muito importante”, concluiu.

 

Centro Assistencial Cruz de Malta

Rua Orlando Murgel, 161 - Parque Jabaquara

Associação Comercial de São Paulo – Distrital Centro Sul

Av. Santa Catarina, 641 – Fone: 3180-3818

 

 

FECHAR

 
Publicidade