18/09/2019

O Jornal Mídia Kit Anuncie Edição Digital Fale Conosco
Receba nossa newsletter

18/09/2019

Posse do Conselho Miriam de Saúde da UBS Vila Clara

Publicado em 02/07/2019

O primeiro Conselho Gestor Mirim de Saúde da UBS Vila Clara foi feito através de um processo eleitoral seguindo todo o critério necessário, participaram de reuniões do conselho e foram delas que

 

No dia 28 de junho na sede do Centro de Assistência Social Reino da Criança localizado na Rua Florinda Mouzo Bermudez, 6 em  Americanópolis aconteceu a posse dos 9 membros do Conselho Mirim de Saúde da Unidade Básica de Saúde Vila Clara.

O que é e como funciona o Conselho Municipal de Saúde?

O Conselho é um órgão deliberativo na formulação e execução da política municipal de saúde. Inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção e controle social.

O funcionamento do CMS prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas. Sua composição é sempre paritária.

Do mesmo modo o Conselho deve exercer o controle, o planejamento e a fiscalização do Fundo Municipal de Saúde, fundo esse para onde são destinados os recursos a serem gastos com a saúde no município.

Conselho Mirim

O primeiro Conselho Gestor Mirim de Saúde da UBS Vila Clara foi feito através de um processo eleitoral seguindo todo o critério necessário, participaram de reuniões do conselho e foram delas que surgiram algumas propostas do que eles pretendem trabalhar durante o ano. Foi criado não só o regulamento do processo eleitoral como o regimento interno, a data também foi para discutir aquilo que eles querem para o local e foi proposto por eles o meio ambiente e zeladoria.

O conselheiro João Mariano deu exemplo de uma ação feita pelo Conselho de Saúde e seus passos como o muro da UBS Vila Clara que está caindo, “foi feito o pedido junto a Subprefeitura do Jabaquara que interditou a área para que ninguém corresse risco, mas vale lembrar que todos tem direito, mas também tem deveres, agora estamos esperando a secretaria da saúde arrumar a verba, porque já se tornou a primeira prioridade”.

Os gestores mirins colocaram como primeira prioridade a reforma de um escadão próximo a UBS, e a divulgação para  que os moradores não joguem lixo no córrego do Tanquinho, por  ser um local que com pequenas chuvas causam transtornos levando as casas que estão a beira do córrego e todos os pertences dos moradores.

Alegria de mãe

A mãe do Rafael (12) Rosana Francisco dos Santos (32), declarou a sua felicidade de ter seu filho participando do Conselho Mirim “um sentimento de orgulho pelo momento que ele está passando porque é uma criança que tem responsabilidade, vontade e atitude, não só por eles estarem aqui mas pelo trabalho que vão fazer de reciclagem e o meio ambiente, é importante a criança saber que nós temos que preservar nossa comunidade sem contar que faz bem para a nossa saúde, manter os nossos  espaços limpos eu fico não só orgulhosa pelo meu filho assim como por todos eles que participam porque são crianças que tem responsabilidades que muitos adultos não tem esse, é esse meu sentimento” concluiu Rosana.

O Conselho Mirim da UBS Vila Clara está composto por: Agatha Yasmin Caje de Souza, Breno Micael Silva Souza, Gabriela Lima Patrocinio, João Vitor Vale Matos, Kaylane do Carmo Rodrigues, Lucas do Carmo Martins, Luiz Gustavo Coelho Amancio, Mariany Lohanna Cortes dos Santos e Rafael Santos Ferreira.

UBS Vila Clara

Rua Rolando Curti, 701

Informações: 5623-6883

 

 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade