16/10/2018

A Editora Mídia Kit Edição Digital Fale Conosco

16/10/2018



UBS Jardim Lourdes realiza primeiro encontro Saúde em Destaque

Publicado em 27/02/2018

O Programa Acompanhante de Idoso na UBS Jardim Lourdes tem desenvolvido trabalhos com a população idosa especifica do programa e também aberto para a população usuários em geral.

 

O enfermeiro Fernando Carvalho de Campos que pertece a coordenadoria do programa Vila Mariana e Jabaquara tendo como coordenadora Alexandra Mendes Paladino comentou “estamos iniciando um programa chamado saúde em destaque onde nos vamos se encontrar bimestralmente com temas variados, alguns até sugerido pelos acompanhantes hoje (16/02) o primeiro encontro foi com o tema Alimentação Saudável, discutimos em roda para que todos possam participar falar da suas vivencia do que tem de aprendizado, como tem se desenvolvido, o que entendem de alimentação saudável, em cima disso conversamos sobre alguns pontos importante sobre os hábitos alimentares, quais os itens importantes devem ser abordados sobre o cotidiano sobre as questões da saúde bucal que influencia diretamente na questão do paladar, da vontade de comer, do apetite o que é algo que os idosos sempre reclamam sobre não sentir o gosto, não ter o paladar da refeição”.

O programa saúde em destaque é novo, mas o grupo já se reúne como aconteceu em novembro de 2017 quando houve uma participação de mais de 40 usuários e o tema foi a confecção de bonecas de abayomi, boneca de origem africana onde os participantes tiveram o conhecimento da origem e da história deste brinquedo.

 

Boneca de abayomi

Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos navios onde escravos vindo entre África e Brasil, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção.

As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

Ela se tornou comum na arte popular brasileira a partir do movimento de mulheres negras do Maranhão, tendo sido criada por Waldilena Martins ou Lena Martins que buscava na arte popular um instrumento de conscientização e socialização. As bonecas Abayomis são negras feitas de sobras de tecido que são amarrados resgatando a forma mais singela do fazer artesanal, sem uso de costuras e o mínimo de ferramentas.

Através das bonecas Abayomis busca-se o fortalecimento e o reconhecimento da identidade afro-brasileira, além disto, permite à criança ou adolescente construir o seu próprio objeto estimulando a fantasia. “Contamos sobre a origem da boneca como ela chegou e se tornou tão importante no compartilhar naquela época”.

O próximo encontro Saúde em Destaque esta agendado para o dia 20 de abril, das 10 ás 11 horas, na UBS Jardim Lourdes, localizado na Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 4004 e o tema será Hipertensão. 

 

Programa Acompanhante de Idosos - PAI

PAIO Programa Acompanhante de idosos – PAI é um tipo de cuidado domiciliar bio-psico-social a pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, que disponibiliza a prestação dos serviços de profissionais e acompanhantes de idosos, para apoio e suporte nas Atividades de Vida Diárias (AVD’s) e para suprir outras necessidades de saúde e sociais.

Tem por objetivo promover assistência integral à saúde da população idosa, objetivando desenvolver auto-cuidado, autonomia, independência e melhoria do estado de saúde; Evitar, ou adiar a institucionalização e oferecer condições a essa população de uma vida mais autônoma e de melhor qualidade; Promover a quebra do isolamento e exclusão social; Formar, acompanhar e dar suporte técnico a acompanhantes de idosos (AI’s), para atender a população idosa descrita, em seu domicílio e/ou na cidade; Integrar as redes formais e informais de atenção à pessoa idosa para fortalecimento de parcerias e obtenção de alternativas de atendimento das demandas.

Equipe de Trabalho do Programa Acompanhante de Idosos

A Equipe de profissionais do PAI é composta de 1 Coordenador, com formação em Serviço Social, 1 médico clínico, 1 enfermeiro, 2 auxiliares de enfermagem, 1 agente administrativo, 10 Acompanhantes de Idosos e 1 motorista.

 

FECHAR

 
Publicidade