13/11/2018

A Editora Mídia Kit Edição Digital Fale Conosco

13/11/2018



Canalização do Riacho do Ipiranga ira beneficiar uma população que sofre há anos com enchentes na região

Publicado em 07/11/2018

As obras do piscinão R2 do Córrego Ipiranga, localizado no Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro (alças de acesso para avenida Bandeirantes), quando concluída terá capacidade para armazenar 200 mil m

 

As obras do piscinão R2 do Córrego Ipiranga, localizado no Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro (alças de acesso para avenida Bandeirantes), quando concluída terá capacidade para armazenar 200 mil metros cúbicos, que equivalem a 80 piscinas olímpicas. Os trabalhos tiveram início em agosto de 2017 e o piscinão deverá ser finalizado no segundo semestre de 2020, pelo Consórcio FBS/COVEG.

O conjunto de obras abrange três prefeituras regionais: Vila Mariana, Jabaquara e Ipiranga. Estão previstas, ainda, a execução de 280 metros de galerias do córrego Cacareco e a canalização do Riacho do Ipiranga, em um total de 2.455 metros de canalização e galerias. Para a construção da galeria do Cacareco foi necessário a retirada de mais de 300 árvores, essas todas licenciadas segundo o Engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras – Siurb, Osmar Dias dos Santos as quais serão compensadas no decorrer da obra.

O reservatório receberá as águas excedentes do Riacho do Ipiranga, córrego Água Vermelha e do córrego Cacareco. O novo piscinão será aberto e o seu esvaziamento será feito por gravidade e bombeamento. As obras estão orçadas em R$ 171,7 milhões, sendo R$ 122 milhões de repasses do Ministério das Cidades. O piscinão é formado por dois compartimentos com 13 metros de profundidade. Para permitir o armazenamento de 200 mil metros cúbicos.

Já foram escavados 30 mil metros cúbicos de terra e instaladas 229 das 336 lamelas (paredes que dão forma ao piscinão). Tirantes (elementos lineares capazes de transmitir esforços de tração entre suas extremidades)  e vigas de coroamento (estrutura que trava a lamela) também estão em fase de instalação. No total, 15% da edificação foi executada.

Também faz parte do conjunto de obras a construção de outro reservatório, o RI- 01 – Lagoa Aliperti, na região da Rodovia dos Imigrantes, que permitirá o armazenamento de 110 mil metros cúbicos de água. O RI-01 está em projeto, com desapropriações em andamento.

Construção de piscinões
A atual gestão está executando outros dois piscinões: o reservatório 1 do Córrego Cordeiro (em fase de entrega - 50,4 mil m³ de armazenamento) e o reservatório 7 do Córrego Aricanduva (Zona Leste - 3,2 mil m³ de armazenamento).

 

FECHAR

 
Publicidade