26/04/2018

O Jornal Mídia Kit Anuncie Edição Digital Fale Conosco
Receba nossa newsletter

26/04/2018



Aplicativo do Idec permite que paulistano avalie qualidade dos transportes públicos

Publicado em 16/01/2017

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou a versão final do aplicativo MoveCidade.

Legenda

Aplicativo do Idec permite que paulistano avalie qualidade dos transportes públicos

De acordo com um levantamento realizado em março deste ano pelo Instituto, em parceria com o Data Popular, 89% dos consumidores já tiveram problemas com o transporte público. Mas, apenas 25% reclamam com frequência quando não estão satisfeitos com o serviço. Rafael Calabria, pesquisador do Idec, lembra que a qualidade das redes de mobilidade é direito de todos, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Política Nacional de Mobilidade Urbana.

“Por meio do aplicativo, o Idec pretende que as pessoas opinem mais sobre os serviços de transporte. Numa visão de fortalecimento, a sociedade civil poderá se mobilizar e mudar tudo isso”, reforça Calabria. Com os dados coletados pelo MoveCidade, o Instituto criará um banco de dados e as informações serão encaminhadas às empresas prestadoras dos serviços e as autoridades responsáveis, como forma de pressão e reivindicação dos cidadãos.

Melhores e piores linhas

O aplicativo também permite que o usuário veja as notas finais das estruturas de cada meio de transporte (linhas, estações e ciclovias). “Haverá, por exemplo, um ranking das melhores e piores linhas de ônibus em que será possível comparar duas delas à sua escolha, assim como nos outros modais”, finaliza o pesquisador.

Foto: Divulgação

 

FECHAR

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade