09/12/2019

A Editora Mídia Kit Edição Digital Fale Conosco

09/12/2019



Alexandre Dahruj o abrigo para idosas regado de compaixão

Publicado em 07/11/2019

Além disso, possui um brechó multi coisas que vende desde roupas a eletrodomésticos

Fundada em 10 de novembro de 1985, o abrigo de idosas Alexandre Dahruj completa 34 anos e traz em sua bagagem a verdadeira demonstração de amor ao próximo.

Preparado para atender 25 idosas do sexo feminino seu fundador Álvaro Gomes da Silva que ajudou a construir e hoje é o presidente, conta um pouco da história do abrigo a começar pelo nome; homenagem ao doador Alexandre Dahruj que doou o terreno em 1980 para o Lar da Caridade de Uberaba, e em 1982 começaram o movimento para a construção do abrigo.  Alexandre era um empresário do ramo têxtil com uma firma em Americana.

“Os primeiros três anos foram muito difíceis de manter porque ninguém conhecia, era difícil pagar os funcionários, e as despesas do abrigo como a agua e a luz. Após a abertura para visitantes as ajudas aumentaram.” Acrescenta Álvaro. 

Atualmente a casa tem vinte e duas avós que possuem entre 67 a 90 anos, mas já tiveram idosas de até 103 anos. O abrigo conta com nove funcionários, alunos de enfermagem e voluntários. “Aos domingos os funcionários da casa vêm logo cedo apenas para dar banho, trocar e servir o café da manhã. Logo em seguida entram os voluntários; presentes todos os domingos, separados em três grupos de diferentes períodos. A principio o primeiro grupo prepara o almoço com alimentos tragos por eles ou pegos na própria dispensa do abrigo. Na sequencia chega o segundo grupo que além de arrumar o ambiente providenciam o lanche da tarde, já o terceiro grupo entra para servir o jantar; normalmente uma sopa leve, após preparam as vovós para descansar”, esclarece o presidente Álvaro em tom de alegria e satisfação em falar da casa onde demostra todo seu carinho.

A casa se mantém de doações de diversos seguimentos, como a ajuda de uma firma de frutas e legumes que abastece todos os dias a dispensa com produtos fresquinhos, e quando sobra é repassado a outros abrigos. Porém não aceitam dinheiro como doação, atualmente a necessidade maior é de cama e banho e produtos de limpeza; como amaciante, desinfetante, sabão em pó e cândida. Além disso, possui um brechó multi coisas que vende desde roupas a eletrodomésticos, localizado na sede do abrigo que abre aos sábados e domingos das 09:00 às 18:00.

As idosas normalmente chegam ao abrigo por indicação, e aquela que tem condição colabora com as despesas como contas e salários de funcionários. O abrigo preza pelo bem estar e segurança das suas atendidas e com isso todas as dependências contam com câmeras e acessibilidade.

Visita ás idosas

Sua presença carregada de solidariedade e carinho também vale muito.

As idosas seguem rotinas com horários para alimentação, medicação, banhos e trocas de fraldas e outros procedimentos, por isso é conveniente agendar a visita antes, ou, se possível, acompanhar algum grupo que já faça interações e conheça os procedimentos.

Abrigo para idosas Alexandre Dahruj

Rua Contos Gauchescos, 547 - Vila Santa Catarina

Informação e agendamento: (11) 5562-3776 / 97302-6565 (Álvaro)

 

 

 

 

 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade